segunda-feira, 11 de maio de 2009

Meu Luxo Secreto


Quando criança, sempre pensei que familias fossem todas iguais, fora a normalidade de pai, mãe, filhos, e alguns sermões rotineiros... pensava que em todas as casas eram iguais as outras quando o assunto era família. Afinal, o que há de comum em crianças de famílias diferentes é a mesma coisa: obediência aos pais. Então, consequentemente pra mim familia era tudo igual.

Cresci e meus pensamentos criaram asas... muitas asas.

Familias não são iguais por diversos fatores... e um dos fatores que mais vejo ao meu redor é a diferença de "personalidades", já que é isso que distingue uma pessoa de outras.

Um pai pode ficar brabo com um filho caso ele volte tarde pra casa. Um outro pai, deixa o filho mesmo saber em que horario tem que voltar. Uma mãe pode ficar braba com a filha, caso ela durma com o namorado em casa. A outra mãe pode achar que é melhor eles ficarem em casa, do que na rua. Enfim... "personalidades".

Já me chamaram de insensível por muitas vezes não demostrar uma "emoção" diante de alguns "tradicionalismos- familiares- alheios"... como por exemplo: reunir toda a família e visitar um parente que fez uma pequena cirurgia que nem de perto continha algum perigo ou risco de vida; fazer um churrasco memorável por causa de uma vitoria, que com o tempo todos sabiam que iriam dar certo; ir na missa frequentemente e agradecer a Deus por tudo e por todos; reunir toda a familia e achar que tem o dom da palavra; reunir toda a familia pra ir na casa de fulano, pois ciclano veio passar final de semana, pois mora longe... enfim... coisas desse tipo... e quando digo "toda a família" é justamente TODA a família, não importa quais os teus planos para esse dia, eles vão por água abaixo, porque se tu não for.... já é motivo de sobrancelha alta... coçada na cabeça... e ela, claro: insensibilidade... mas como sempre foram fatos alheios para mim... pronto, fui carimbada como insensivel na testa.

Insensível? Pois é, só me faltava essa.

Insensível é a pessoa que no seu altissimo ego, fica achando que somente a sua família é que esta correta. É aquela pessoa que espera de ti uma postura tal qual como faria se estivesse na mesma situação. Insensivel é alguém que não entende que toda familia tem suas particularidades e prioridades. É aquela pessoa que adora fazer sermão inadequado em momento inadequado. É quem quase te obriga a enxergar as coisas de um jeito que tu nunca foi acostumada na vida. E digo mais, insensivel é a pessoa que acha que esta ajudando, quando na verdade só "enche o saco" e esse é o pior tipo de insensivel... pois é cego.

Enfim... é aquela pessoa que sempre acha que está correta, que adora dar sermões e ter a palavra em todos os momentos, e se tu faz alguma cara de "desacordo" sai resmungando e indagando.

O pior é quando em determinadas situações... a "pessoa" emenda assuntos... aí então eu penso que estou em um dia de Maria, realmente: "Dios como yo sufro". Emenda assuntos e pega de exemplo a tua atitude e joga em outra situação completamente diferente da que está sendo analisada e vivida.

Prefiro me manter indiferente a certos conceitos familiares alheios... e esse com certeza é o meu luxo secreto: não me sinto nenhum pouco convidada a aceitar o que me falam.

Nenhum comentário: