sábado, 11 de julho de 2009

Cadê a Educação?


Então que na sexta-feira tive que ir em Tabelionato.


Já estou acostumada a ir em Foruns, pra lá e pra cá, alguns "serventuários" até já me conhecem de tanto que vou, isso significa dizer que já estou beeeem acostumada com o serviço prestado pelos funcionários públicos do "judiciário" e seu respectivo humor. Em sua maioria, são todas pessoas completamente ranzinzas, mau-humoradas e super de mal com a vida e com o serviço que tem. Salvo algumas exceções, é claro. O que me leva a pensar que existem pessoas com uma imunidade muito além do normal em relação ao humor, que não se deixam levar pelo ambiente que vivem e trabalham, algumas são super sorridentes e de bem com a vida, mas como eu disse: é exceção e com elas a gente tem que ser muito amiga e tratar bem, não somente por educação mas porque merecem realmente.

Fora o tédio das caras dos serventuários do judiciário, existe o tédio das caras dos funcionários de Tabelionato e de Cartório de Registro Civil.

Fiquei impressionada.

Quando chega sexta-feira eu sempre fico feliz, ainda mais quando tenho que fazer esse tipo de serviço que daí eu me libero beeeeem cedo.

Chegando no tal Tabelionato pra protocolar um ofício de um cliente caloteiro e que foi protestado, me deparo com os seguintes "personagens":

- Por favor, tu pode me informar aonde que protocolo esse ofício?

Atendente com cara de desânimo responde:

- Hum, isso não faz parte do meu serviço. Vai lá no final e pergunta pra aquelas meninas.

Chego lá nas "meninas" e pergunto:

- A moça (mentira, uma velha com cara de c***) disse que vcs podem me informar aonde protocolo esse oficio.

Meninas-atendente com cara de quem comeu e não gostou:

- Ai, olha, acho que tá errado, não é aqui.

Eu com toda delicadez respondo:

- Olha, esse oficio é pra protocolar aqui sim, eu peguei no tal forum e como tu vê aqui (mostro o oficio) está endereçado pra esse Tabelionato, porque foi aqui que houve o protesto do titulo.

Meninas-atendente com cara de quem se sentiu burra, mas quer fazer ar de superior:

- Hum, vou ver então. Só um momento.

Fiquei esperando uns 5 minutos, quando de repente me aparece um Sr. com uma cara de vida infeliz, totalmente mau humorado, com barba suja, cabelos com caspa, mãos mais secas que o cotovelo da minha vó e me responde com uma grossura sem tamanho:

- Da próxima vez, tu passa no meu setor que é lá que se protocola esse oficio, porque eu não tenho tempo a perder.

PAUSE. Como assim o idiota não tem tempo a perder? Já fazia meia hora que eu queria ser atendida e o ignorante me fala uma coisa dessas!

Eu respondo, com toda a simpatia do mundo:

- Olha, se eu soubesse e tivesse uma placa dizendo que protocolo de ofícios é no 2ª andar, eu com certeza não estaria perdendo meu tempo e o do Sr perguntando pras funcionarias que também não sabem aonde é o protocolo.

Sr atendente com cara de infeliz e completamente fora de si e preenchido pela raiva, responde:

- Me dá logo esse ofício porque não adianta conversar com jovens.

PAUSE. Como assim, a pessoa trabalha com público e não tem a mínima noção de educação????

Eu, feliz da vida com a primeira resposta que me vem na cabeça, respondo:

- Ah com certeza, já deve fazer tanto tempo que o Sr passou da juventude que não se lembra mais como é que se conversa com educação com as pessoas.

Claro que depois dessa... não preciso nem dizer que fiquei quarando feito roupa de medico no varal... passou três pessoas com o mesmo pedido que eu e foram atendidas prontamente, enquanto que eu... fiquei esperando exatos 45 minutos naquela porcaria de Tabelionato só pra aquele infeliz me dar um carimbo no maldito oficio.

Concluindo, eu não entendo como tem pessoas que não sabem ou esqueceram ou fizeram até questão de se desfazer dos principios básicos da educação.

E vcs, já passaram por situações parecidas? Algum atendente de qualquer coisa tratarem vcs com a total falta de educação como se vcs tivessem prestando um serviço pra eles?



5 comentários:

Elaine disse...

Olá!
Querida, tem um selo para você em meu blog, espero que goste.
Porém fique à vontade para não postar caso prefira.
Beijos e fique com Deus.

Desabafando disse...

ai que raiva....já passei sim...acho que isso é mal de funcionário público, qualquer que seja ele....já passei por coisas parecida na prefeitura mas e a coragem de brigar se o que não falta nesses lugares é plaquinha dizendo que se vc desrespeitar funcionário público pode ser preso? Sim, eles espalham um monte dessas plaquinhas, aí os infelizes sentem que podem fazer todo mundo de idiota...

Encosto de Bette Davis: disse...

Ain guria tadinha de ti. Aqui na Bahia c vai lá entrega até pro guardinha ele diz:
"Mê dê esse ofício aí nêga que mando protocolá pra vc, pode dar uma volta lá na rua (leia centro) e volta pra busca depois nêga"

Gaúcho é mal humorado menina.

Mariane disse...

Oiii.. Já estou seguindo seu blog!!!

;)

Bom final de semana!

Bjinhusss

adenilson disse...

aah hoje passei só pra dar um avisozinho rapido mas juro q comento em breve....é q é postagem urgente sabe
kkkkkkkkkk
então eu e minha mente estupida resolveram fazer uma homenagem ao bom e velho rock n roll...


www.bocadekabide.blogspot.com


abraço
ótimo domingo e voltarei em breve pra encher seu saco xD~
paciencia melhor!.comentar enfim....

long live to rock and roll



ps.: educação?
q isso ?