sexta-feira, 31 de julho de 2009

Lições no Meio do Caminho ;)


E então que a gente cresce ouvindo que temos que estudar pra ser alguém na vida. Que temos que ter um emprego decente e que quem cedo madruga, Deus ajuda.

Pois bem, só que ninguém explicou que pelo meio do caminho existe: professores chatos, colegas chatos, indecisão em testes vocacionais, tem que ter R$ pra pagar uma faculdade, tem que ter R$ pra pagar um cursinho se quiser entrar na comunidade do Orkut - "Ih, foi mal, a minha é federal!", e que madrugar cedo pra que automaticamente Deus ajude, significa lutar eternamente contra o nosso relogio biológico.

Também não explicaram que ter um emprego decente, requer uma alta dose de paciência, já que sempre vai ter uma pedra no meio do caminho (traduzindo: um colega que quer te tirar o red carpet).

E daí, que eu acho que em vez de ficarem falando aos 4 ventos que estudar é tudo na vida, que almejar um emprego que te sustente é o objetivo mor da pessoa, deveriam ensinar nas escolas ou em algum curso obrigatorio de relações humanas, que tudo na vida requer um jogo de cintura bárbaro, paciência, dedicação, que lealdade e seriedade existe e que é algo a ser praticado desde criança. Que pessoa reprimida e que não saiba se expor no ambiente de trabalho só vai tomar naquele lugar, pois todos vão montar em cima. Que caráter existe, e que é algo essencial seja na escola, na faculdade, no trabalho e aonde quer que estejamos. Que plágio existe, mas não é o correto. Que pessoa interesseira existe, mas no final só toma no c***. Que pessoa invejosa existe, mas que inveja é uma estrada reta e que dá no inferno. Que acordar cedo é uma m***, mas a cama não vai te pagar salário no fim do mês. Que pessoa com mais de uma cara existe, mas que no final será cortada em pedaços que nem Jack Estripador, restando apenas uma cara deformada. Que disciplina é algo que todos devem ter, desde criança. Que errar é um defeito, mas saber que errou é uma qualidade. Que a indecisão faz parte do ser humano, mas não pode fazer parte de uma vida inteira.

E seria tão bom, se todo mundo saísse da adolescência com essas e mais outras lições de vida e não que a vida nos ensinasse isso. Com certeza saberiamos viver bem melhor em termos de relações humanas.

E deixariamos que a vida nos ensinasse que ter um filho é divino, que o sabor da conquista é maravilhosa, que ter amigos é tudo, que ter uma familia é mais tudo ainda, entre tantas outras sensações maravilhosas que podemos sentir.

Vcs não acham???

37 comentários:

exoticlic.com disse...

ah eu serei sincera sabe o que rola? fé errada nós crescemos com mta negatividade, que tudo é dificil de conseguir e é por isso que no fim acaba sendo dificil leia algo sobre o poder do subconsciente pra vc entender melhor

Gisa Dias* disse...

Acho que devemos crescer sabendo respeitar os limetes dos que nos rodeiam... isso é a base para o começo!


bjokas

☆ KHC - Káh.Kau ☆ disse...

Verdade Rê!
Tudo aprendemos vivendo e tendo essas experiências, e cada um tira delas algo em especial. Por isso não teria graça se fosse ensinado, temos que ter nossas surpresas na vida. E cada um sente de uma maneira diferente ...bjoks Rê!!

Leo Yk disse...

Aiya Rê!!

O que você disse é a mais pura verdade. Eu concordo que estudo é muito importante e que é um investimento pra vida toda.Minha mãe que me apoia em tdo tipo de curso que eu queira fazer.Até de música. Mas eu não trabalho na minha área e quase nenhum dos meus colegas trabalham na área em que se formou.Eu sempre gostei de medicina.Fiz Nutrição sei lá porque cargas d'água...

E tem tantos amigos meus formados que estão desempregados...será que hoje em dia, vale mesmo a pena se matar de estudar, pagar facul (pra quem pode) passar pelos vestibulares e no final, ficar a espera de uma vaga nas empresas?

O nosso mundo de hoje, pela globalização ,exige que vc se forme na sua área,e fale pelo menos 3 idiomas.Tenha no currículo pelo menos dois cursos , ou uma graduação...só ter o diploma hj em dia não basta...

Ah,brigado por indicar o Blog Rê...vc sabe que eu já viciei aqui tb né...sabe como é..difícil eu achar um blog que não fale de produtos de beleza,calcinhas, etc.... blog com conteúdo, é blog cultural!

Bjoooo

http://room-zero.blogspot.com/

Rê :) disse...

Ai, concordo perfeitamente ctg Leo!!!!

Bjoka ;)

DESASSOSSEGADA disse...

Uii esse texto bateu forte heim

Talvez se eu tivesse aprendido isso tudo na adolescencia nao teria quebrado tanto a cara, nao teria cometido alguns erros e nao teria deixado algumas coisas acontecerem e ficar na plateia aplaudindo, talvez eu teria reclamado o que era meu de direito e nao teria aprendido tão tarde que se o merito é meu é pq ele realmente é meu e ninguem vai usa-los bem na minha fuça...

Demorei mas aprendi tudo o que você escreveu...
Por varias etapas eu sentei e chorei (algumas lagrimas com gosto de sangue) hoje luto com unhas e dentes pelo que eu quero...
Estou afastando pessoas ruins e tentando cultivar as boas.

Meus colegas de trabalho sao apenas colegas de trabalho porque local onde tem muita gente que trabalha so da fofoca e o demonio tem varias faces e esta sempre pronto a te dar um tombo.

Bjos bom final de semana

Elisa no blog disse...

Depois de muitos anos de formada posso dizer que um diploma dá diferença no nível interior da pessoa. Sem querer menosprezar os que não tem diploma, ele dá uma visão de mundo que uma pessoa com pouco estudo nunca terá. Vim observando isso ao longo da vida. Só por isso valeria a pena: para ampliar os horizontes e poder escrever posts inteligentes como o seu. Parabéns e com o tempo vc verá que vale a pena.
Mesmo que seja para escrever português direito.
Estou dizendo de um diploma de uma universidade realmente boa.

Moro no Japão e falo do Japão no meu blog. Poderia indicar para o seu amigo que adora o Japão?
beijos,
Elisa

Fernanda disse...

Totalmente de acordo!

Seria tão bom sair da escola sabendo das desilusões que nos esperam...

Enxaqueca disse...

... o problema é que a gente tem que levar muito na cara pra, quem sabe, começar a aprender tudo isso, né, guapa??

La Sorcière disse...

Rê querida, o que vc escreveu é totalmente verdade!!
Eu sonhava com tudo tão fácil....acho que passei numa boa pela questão do acordar cedo, pelo cursinho e pela própria faculdade. Mas eu achei que eu ia sair da faculdade e tudo ia ser mágico!!! Eu ia acordar com dinheiro na carteira....os pacientes brigariam por um horário para serem atendidos por mim....tudo o que eu faria daria sempre certo.....eu curaria a dor do mundo.....
Nunca pensei que fosse tão difícil ganhar dinheiro, nunca pensei que fosse tão difícil lidar com a dor do outro sem o professor por perto....quebrei a cara geral!!!!
Mas...aprendi. O que importa é que aprendi. O resto, são histórias para eu contar e rir.
Adoro seus posts,
Bj

Cinderela disse...

eu adoro essas lições de vida. é sofrido é mas é muito bom conquistar as coisas e sentir o gostinho da vitoria..saber que vc ta ali pq vc é foda!
Não me arrependo do esforço que fiz pra tirar meu diploma das filas que percorri pra ter um bom emprego, dos não que sempre levei na cara.
Sou uma garota madura e não choro mais ao ouvir criticas. Ja minhas amigas que nao enfrentaram a vida e sempre tiveram tudo de mão beijada qualquer coisinha é motivo pra marcar consulta com um psicanilista.
Mediante a esse e outros tipos de pessoas acho que vale apena a gente lutar e se destacar mesmo que não alcacemos a gloria pois la no fundo saberemos que pelo menos temos sangue de guerreiro e que batalhar por algo é a melhor conquista.
beijos querida e bom final de semana

Ligia disse...

Concordo.
Acho também que muitos buscam esse emprego decente e passar 4 anos em uma faculdade pra conseguir alguma coisa, só pq as pessoas passam a vida pregando que o melhor emprego é aquele faz vc queimar 10h do seu dia, te rende um excelente salário que vc nunca vai ter tempo de gastar. Pode ser isso, então, ninguém mas tem vida. Parece que as pessoas usam sempre esses clichês por não saber exatamente o que os filhos vão querer da vida. Já é um aviso sem prensar no que está falando.

Luna Sanchez disse...

Siiiiiiiiiimmmmm, ter um filho é divino! Não pode existir maior bênção nessa vida. (Meu instinto materno grita...ahahahaha).

Pois é, Rê...a teoria, na prática, é bem diferente.

Beeeijos,

ℓυηα

A Menina Perdida disse...

Olha para ser sincera eu não concordo muito não, eu acho que como tudo a gente deve aprender vivendo e não com "alguem" nos ensinando, e que por mais que nessas nossa "lições" a gente se ferre legal... eu acho que compensa mais, pois a gente aprende melhor e tb ganha historia para contar.
Pois pense se tive um curso obrigatorio que nos "ensinasse" todas as coisas além, seria algo meio que comum demais. sei lah.
rsrsrsrs me enroleiii akii
mais acho que tah baum como tah mesmo tendo certas coisas que nós desejariamos saber antes de fazer, eu prefiro fazer e depois "me arrenpender" ersrsrsrsr

Anônimo disse...

É mesmo, Rê. Mas acho que boa parte dessa lista de coisas a aprender tinha que ser ensinado em casa, pelos pais, sobretudo com bom exemplo. A escola só deveria reforçar. E o problema é que, cada vez menos, os pais pegam o boi pelo chifre e encaram suas responsabilidades na educação dos pimpolhos...
hjk.
Mônica (não estou conseguindo usar meu nome de usuário aqui, que doido...)

pequena disse...

Seria maravilhoso mesmo amiga, mas como não aprendemos com os erros dos outros muitas vezes é preciso quebrar a cara um pouquinho, mas no fim não reclamo não isso é viver né? rsss

bjocas flor e bom fim de semana pra vc!
xerim

A menina que roubava idéias disse...

Hoje tive um tempo para esmiuçar seu blog.Simplesmente amei. Vou roubar uma ideia, ela já estava na minha cabeça, faltava um título e li uma frase aqui e ... pimba...
beijos.

Renata disse...

Rê, como sempre mais um post mágico!!!
O que vc disse é simplesmente a verdade nua e crua...acho que todas as escolas deveriam repensar seus curriculos e prepararem melhor seus alunos para a vida, que apesar de maravilhosa é feita na maior parte do tempo de obstáculos...
BJ

Yumi disse...

^^

Pois é... Pressão desde a escola para passar ficar pelo menos entre os dez melhores (segundo meu pai). E o pior é vc saber oq vc quer fazer desde pequena, ter certeza absoluta disso, passar de primeira no vestiba e o povo menosprezar pq não é: engenharia/direito/medicina. Pior é vc dizer que é médica veterinária e o povo falar que vc vai morrer de fome. Mas eles não sabem de nada. Eles não sabem que qdo vc faz algo com amor, das profundezas do seu ser, vc não vai estar trabalhando NUNCA! Então nunca vai chegar estressado em casa pq teve um dia estressante no trabalho, pq afinal, vc não trabalha, vc se diverte fazendo oq gosta. Isso as escolas não ensinam... "/

Mônica disse...

Pois é a vida é uma "onda"... Mas quase sempre aprendemos mais com as próprias experiências né? Eu mesma sou péssimas em ouvir conselhos/lições....acho que o negócio é não cair no desespero! rsrsr


bjos

Kesy disse...

Adorei esta parte: "tudo na vida requer um jogo de cintura bárbaro, paciência, dedicação, que lealdade e seriedade existe e que é algo a ser praticado desde criança.."

Sabe, com jogo de cintura, paciência e dedicação, não é preciso gastar horrores pra poder dizer "Ih, foi mal, a minha é federal"... pra completar a frase, e deixá-la sensacional, só faltou acrescentar "força de vontade e esperança"...

Beijos

Jé L. disse...

É... realmente! Só na hora em que somos submetidos a cada uma dessas etapas é que passamos a sentir na pele as dificuldades que nos são apresentadas. Aí queremos mudar de grupos, de emprego e até mesmo trocar os sonhos. Mas esquecemos que, como você bem disse, em qualquer âmbito da vida isso vai ocorrer. Precisamos, na verdade, aprender a aprender.

Beijos

Desabafando disse...

Perfeito, perfeito, perfeito...assino embaixo! Se eu soubesse tudo isso antes, muita coisa teria sido melhor na minha vida, mas não né? Temos que ir quebrando a cara e encontrando muita gente ruim pra perceber tudo isso! E o pior é que muitas escolas incentivam o contrário de tudo que vc escreveu. Eu mesma, estudei numa escola que ensinava a competição entre alunos, valorizava os melhores da sala, com isso, esperavam estar formando pessoas aptas ao exigente mercado de trabalho onde um quer derrubar o outro. Se isso já acontecia numa sala de aula, imagina como alguns colegas não devem estar hoje?

Wilian Bincoleto Wenzel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wilian Bincoleto Wenzel disse...

Eu não acho isso daí que você falou não...

EU TENHO CERTEZA! Rs' :D

Muuuito bom! O que você acabou de escrever é o que todo mundo deveria ter fixado na cabeça! Por isso que o mundo ainda não se tornou pior do que já vemos aí atulamente, porque ainda existem pessoas como você, como eu, como aquela outra menina do blog... Pessoas que tem essa "sabedoria", mente aberta. E não podemos ficar simplismente presos à nossa realidade, temos que transpassar os obstáculos, derrubar os muros. Rs' E o melhor de tudo, passar esse "conhecimento" para o restante das pessoas, assim como você acabou de fazer nesse texto!

Bom final de semana! :*

Encosto de Bette Davis: disse...

Deus ajuda quem cedo madruga, pq quem cedo madruga é porque nao dormiu direito, quem não dormiu direito é porque passou a noite de virote numa festa, ou seja Deus ajuda quem vai pra festa. uhuahuhauha

Menina eu concordo em gênero e número que tu colocaste aí, bonzinhos só se fodem, mauzinhos só se fodem... O negócio é o jogo de cintura pra lidar com as situações adversas da vida, que sempre irão atrapalhar o caminho por mais que não saibamos pra onde estamos indo.


Beijoooooo

Juliano disse...

Eu não sei por que eu ainda me surpreendo quando venho aqui garota. Tu escreve de mais, muito mesmo. Juro que quando eu vir aqui de novo não irei me surprender.

" sabemos que não é bem assim
se fosse fácil achar o caminho das pedras
tantas pedras no caminho não seria ruim " Outra Frequencia ( Engenheiros Do Havai )

É bem como você disse mesmo, temos que vencer muitos obstáculos.!

Bjoooos Rê !

Eu sou o GOOGLE disse...

Amei este texto, ele fala tudo que eu penso, amei teu blog, ele é muito diversificado e os textos muito bem escritos!!!

Além disso amei a parte que tu fala que a pessoa que tem várias caras um dia estará deformada1!!
Seguindo-te

abs

Elisa no blog disse...

REspondendo sobre kimono.
Não vi esse filme, mas realmente as gueixas usam kimonos muito caros.
Mas existem kimonos bem mais baratinhos que o povo pode usar.
Ontem mesmo fui a um omatsuri e vi centenas de moças usando kimonos de algodão que são baratinhos.
Resumindo: existem kimonos caros que chegam a 10 mil dólares ou mais e outros que podem ser comprados por 50 dólares.
beijos,
elisa

gяαzι ριинєιяo . disse...

oi (:
tava dando uma olhada por ai e sem qrer encontrei seu blog.
E como faz sentido tudo isso..
gostei mto da postagem, e vc falou de tudo o penso e concluo: FALAR É FÁCIL, DIFÍCIL É FAZER ACONTECER!

te sigo ;*

se quiser passa lá:
grazi-pinheiro.blogspot.com

Tiago disse...

Como é penoso chegar a estas conclusões...tão difícil que muitos vivem e morrem, como eternos adolescentes, sem ao menos ter um lampejo cognitivo acerca destas desilusões (hein?? hj eu tô viajando na maionese, perdão!!rsrs)...

Mas como muitos já disseram: faz parte do caminho de pedras!!rs

Beijinhos e ótimo domingo!!

Zé Cabudo disse...

O mais difícil de entender é como você vai sentir falta disso tudo um dia...

Felicia disse...

Bah, adorei teu blog !!
E exatamente assim que eu vejo as coisas também. Vivemos numa sociedade que temos regras a ser seguidas, no momento que acordamos até o momento que vamos dormir !
A cada sinal de que discordamos da tal regra, saímos fora do exemplo do sistema !
E aí vem as taxações e as discussões de onde estamos.
E que estamos fora do curso criado, "montado".
Hipocrisias a parte, nada como ter postura ética e opinião própria.
Ah, adorei a parte que tu citas das pessoas que tem várias caras. Tomara mesmo que o Jack os encontrem !!
bj
continuarei por aqui, se permitires.

little miss disse...

Gostei muito do teu blog, muito mesmo, voltarei sempre!

Se puder dá uma passadinha no meu tá? ;)

Leo Yk disse...

Oláaa...
Rê to passando pra dizer que tem selinho pra você lá no meu blog!! Passa lá pra pegar ok?
bjoooooos!!

Eu sou o GOOGLE disse...

Ai que otária que eu sou, fiquei lendo teus textos por hs e esqueci de seguir...veia gaga, hehehehe, bj e agora segui de verdade!!!
bjão e obrigado pela visita!!

Wilian Bincoleto Wenzel disse...

Ótimo que tenha gostado!

Vou esperar impaciente pelo resultado de seu teste.! (;

Boa semana!