quarta-feira, 17 de março de 2010

"Comofaz?"


Uma coisa que nunca entendi é aquelas teorias de "acredite em vc", "vc tem 24 horas pra fazer tudo diferente", "cada dia é único, viva ao máximo", "viva hoje como se a morte viesse amanhã", "distribua sorrisos", "vc é fruto de suas escolhas", "seja simplesmente vc", "vc tem hoje pra fazer tudo diferente", ""vc tem 24 horas pra dar o melhor de si", "tenha paciência pra vida", "plante, cultive e colha", "acredite no seu potencial", "vc pode vencer"... e entre tantas outras teorias estapafúrdias anexadas em power-point, em livros, em adesivos, em camisetas, em profile de orkut, em fotolog, em revistas, jornais e outros meios de comunicação.
Isso é uma teoria altamente frustrante, pelo menos pra mim! As pessoas não se dão conta de que esse tipo de frase, texto e estilo de vida é origem de uma depressão que pode levar ao suicidio. E coletivo!

Porque todas iniciam no vc e acabam em vc. 

E se eu quiser dormir o dia todo, se não tiver tempo pra fazer o que eu quero nessas 24h, se me atrapalhei toda durante o meu dia, acordei atrasada, briguei com a vizinha, não coloquei o vidro quebrado em saco diferente e joguei no lixo sem pensar que o lixeiro pode se machucar, se eu não venci algum obstaculo durante o dia, o mês, o ano? E se eu não quiser ficar dando uma de japonesa plantando arroz? E se eu não tiver afim de colher e nem de plantar nada? E se escolho namorar um troglodita bom de cama mas péssimo na vida a dois?? E se eu achar que não tenho potencial pra nada e quiser ver a programação da TV o dia todo com um saco de bolachas entre as pernas? E se acredito tanto no meu potencial que me matriculo em tudo que é curso e rodo na metade? E se não quiser cultivar aquela amizade chata e inconveniente? E se eu cultivo e depois tomo naquele lugar com certas amizades?   Comofaz? 

Me mato! Porque automaticamente não vivi a minha vida da melhor forma naquelas 24h e se vivi não era a forma correta pra ser feliz porque não há fórmula de felicidade que funcione pra toda a população iigualmenteeu não plantei nem cultivei nada e se plantei, plantei errado e esqueci de cultivar,  não acreditei no meu potencial e se acreditei não fui humilde, se escolhi errado é porque não tive paciência pra vida, eu quis fazer diferente mas ninguém me ensinou que diferente é esse!!!!
Só eu que penso que todas essas frases prontas fazem um mal danado pra si mesmo??? É totalmente frustrante essa teoria

Dá licença que vou pra galera e depois vou ali no rio pular da ponte.

18 comentários:

Barbie Girl disse...

Nossa!!

Realmente tem dias que nossa vida está altamente frustada, sem o colorido que tanto apreciamos, aquela preguiça que quase nos mata, uma vontade louca de não fazer nada!!
Mas essas frases me estimulam, não é que precisamos fazer tudo issooo todo santo dia, mas que devemos ter uma prioridade, fazer o nosso melhor, dar nosso melhor sempre que possível, porque tudo que plantamos colhemos....
por isso mesmo na pior depressão devemos tentar, pensar positivo para assim atrair coisas boas para nós!!

Cuide de seu interior minha flor e se precisar conte comigo!!

Não faça nada hoje se puder, apenas aprecie mais um dia que Deus lhe deu e de graça!!

beijos

Lorena Portela disse...

eu concordo com quase tudo, só não com a parte de pular da ponte, hehhe

mas é isso mesmo, frases feitas são uó.

beijo.

Paulo Palavra disse...

aeuhaeuheauehueaheu
já dizia nelson rodrigues: "a unanimidade é burra."
qualquer frase feita dessas é muito generalista. tem coisa que pode se adequar aa você e não a mim. e aí, comofas?
discernimento, né? é o tal do livre arbítrio. eu escolho o que me é melhor e mais legal. se pra vc não é, so sad!

Luciana Klopper disse...

Pula não...concordo plenamente com vc, por isso não sou chegada a autoajuda!

Desabafando disse...

Eu até gosto de algumas frases, pensamentos positivos ou de auto ajuda mas acho que isso também não pode ser a verdade absoluta porque senão entramos num nível de cobrança e de exigência perante nós mesmos e a vida absurdos. Às vezes é bom ouvir umas palavras de ânimo e que te fazem pensar mas usa-las pra basear toda sua vida é complicado, mesmo porque estamos sempre sujeitos a errar e acertar, a ter dias bons ou ruins, a estar feliz ou triste e não é errado se sentir assim entre os altos e baixos da vida. Acho que o errado é acreditar que o mundo é lindo, perfeito e cor-de-rosa demais ou acreditar que o mundo é um lixo, uma porcaria sem solução.

Liana disse...

se eu gostasse de auto-ajuda, era mais uma dessas q gasta dinheiro comprando esses livros péssimos q vendem aos montes.

a favor de viver e ponto. cada um do seu jeito, cada um na sua.

Alice Brasil disse...

Olá, qt tempo, não?!

Voltei ao mundo dos blogs. Atualizei o meu dps dá uma passada lá. Outra coisita, vc está na minha lista de blogs favoritos e, adorei o texto. Nem me fale em receitas prontas para a felicidade, pq elas só servem para enricar os vendedores de livros de auto-ajuda... rsrs...

Meg Macedo.
Beijos, querida!!!

Gisley Scott disse...

Rê,

calma que o Brasil AINDA é nosso!
Tem dias que não são nada fáceis, mas vc sabe que nossas emoções às vezes tiram o melhor da gente. Vc precisa definir o que é importante pra vc e não "o pra vc"segundo a auto-ajuda.

Que a auto-ajuda e os seus façam a dança da chuva, vc não tem que fazer.Nem tudo que reluz é ouro, mas tb nem tudo que é opaco é carvão. Equilíbrio é a palavra.

Fica bem.

Fernanda disse...

O seu texto de verdade está maravilhoso. Adorei e me identifiquei... beijos!

''Tay' disse...

Esses frases de auto-ajuda, são o óoo...
devem ser auto-ajuda para se matar, só pode
kkkkk'
concordo com tudo q vc falou...
menos a parte de pular da ponte //sinistro Ç.Ç

bjus =*

Ju disse...

Concordo plenamente. Esse tipo de frase diz, implicitamente, que se sua vida não deu certo a culpa foi sua e exclusivamente sua. E não é, de forma alguma. Acho que nem precisa desenvolver muito esse argumento. É óbvio!

Acho meio ridículo isso mesmo. Mas deve ser porque o público alvo desse tipo de texto, livro ou o que quer que seja é TOTALMENTE sem iniciativa, auto-estima... aí tem que ser assim, radical.

Porque se disser: "seu sucesso depende de você, desde que ninguém lhe passe a perna, desde que ninguém tente beneficiar outras pessoas prejudicando você..." a pessoa acaba ficando na mesma, entra em depressão e se mata! rsrs

bjoss

Dea アンドレア disse...

Amiga, acho que o segredo é não se cobrar tanto..
bjs e fique c Deus :)

Rachel Chagas disse...

Eu até penso em frases prontas, mas não vivo em função delas...
Eu posso querer viver ao máximo, amar intensamente, aproveitar todas as oportunidades, não deixar passar nada... mas tambem posso passar sim, o dia todo na cama, namorar alguém que nao tem tempo pra mim, mas que quando esta junto me faz bem, posso querer largar meus amigos por um tempo e ainda assim estar feliz!!!

Não são as frases prontas que ditam a nossa felicidade ou, o que devemos fazer pra ser felizes, acho que tudo depende mais é da gente mesmo.

E sinceramente?! Se jogar da ponte e se manter frustrado, acho que nao ajuda muito nao... ahuahuahuahuahua

PS: dei uma de psicologa misturada com livro de auto ajuda... tudo o que voce adoooooooooooooooora!!! uauahuahuahauhaua

Beijão, Rê e, não se joga não... até por que, num contexto geral, voce tambem faz parte da minha alegria!!!

\o//

Blog da Fatima disse...

Calma aê!!!
A vida não é tão dura assim!!!
E quem disse que tu precisa seguir regras?? Faça as tuas e se joga!!!
Quer brigar? briga..
Quer chorar? Chora...
Faça o que te der na telha e o que vai te fazer bem... O mundo é teu a vida é tua!!! E seja feliz a teu modo!!!

Bjos no ♥

*Mi§§ §impatia* disse...

Rssssss, muito bom amiga.
Ai tem dias que dá mesmo vontade de "morrer" e outros de sair matando e esganando um por um kkkkkkkkk
Não se joga da ponte não, pega o primeiro que passar e joga, melhor rsss
Beijos querida.

Luna Sanchez disse...

Essas leituras estilo "auto-ajuda" também me irritam, Rê. ¬¬

Beijo, beijo.

ℓυηα

Fala garoto, fala garota. disse...

Hahhaha, olha, eu acho que até simpatizo com essas frases, confesso. Frases enlatadas. Algumas delas já me impulsionaram a ir avante. Devagar e sempre. Mas às vezes, realmente, dependendo do teu momento, pode causar mais frustração. E te jogar lá no fundo do poço.
Bjo, garotaaa!!!!

DESASSOSSEGADA disse...

Ah nem se estresse com regras e bla bla bla whiskas vc quem sabe o que pode ou nao fazer durante seu dia e se nao conseguiu fazer o que planejou FODA-SE não vai acabar o mundo por causa disso.

Não me preocupo com vc pulando de uma ponte se ela tiver agua em baixo afinal vc é uma nadadora ssrsrs so cuidado como pula e nao pule muito alto ok?

Bjos