quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Carcaça Alheia




- Tu seleciona pessoas que nem arroz.

Essa frase ficou martelando na minha cabeça. Como um sino, que a cada meia hora (dependendo da cidade) matematicamente, solta o seu som estridente. Aquele som pesado, saliente e sempre igual. Tal qual a frase que ouvi. Ficou guardada em algum lugar pela estrada do meu cérebro, igual a um pedágio. Pra seguir em frente, só pagando. Pra eu parar de pensar, somente analisando.

Muita gente eu conheço e fico pensando: "deve ser legal ser amiga(o) dele(a)". Geralmente pessoas que me trazem algo de positivo, que levam a vida com humor, inteligentes, nada arrogantes, e que a intuição me alerta que a pessoa é aquilo ali mesmo. Não há máscaras, não há um tempero malicioso dentro dela, em seu olhar e em suas atitudes. Pessoas nem tão grandiosas de si e nem tão pequenas a ponto de passarem despercebidas.

Muitas vezes o que enxergo é uma carcaça. O cinismo circula nos corredores acompanhado pela franqueza de quem se diz uma pessoa sincera e convicta em suas opiniões. Atitudes escorregadias e duvidosas, comentários pequenos e maldosos. Sempre na carcaça de pessoa bem resolvida, superior e exímia profissional.

Ninguém é bem resolvido na vida, muito menos no divã do analista. Ninguém é superior a ninguém, todos têm as mesmas vontades, as mesmas expectativas e os mesmos direitos nesta vida. E pra ser uma exímia profissional na minha profissão... há que percorrer muitos caminhos, muitas horas de estudo, abdicar de pequenos prazeres. Não basta recorrer ao código e doutrina. Exímia profissional já tem uma bagagem de estudos  de muitos anos, vivência na área, expira e inspira direito o tempo todo. Não é trabalhar em um escritório de grande porte que te faz uma exímia profissional do direito, pelo contrário, tu é apenas cumpridora de prazos.

Eu não sou nada resolvida na minha vida, e tenho o maior orgulho de dizer isso. Isso não me faz ser pequena, pelo contrário, há sempre coisas a resolver, coisas a definir e metas a cumprir, seja no âmbito profissional ou pessoal. Não me considero superior ou inferior a ninguém, somos todas pessoas, de carne e osso. Respeito o próximo e tenho total direito de discordar ou não me manifestar em situações que em nada me atingem. Estou longe de ser uma excelente profissional porque o pecado capital que mais pratico é a preguiça.

Então, realmente, quando cruzo com pessoas que fazem dessa carcaça, a sua perfeita morada: 

- É verdade, eu seleciono que nem arroz.


23 comentários:

just KUKY it disse...

Se tem uma coisa que eu sei fazer bem é selecionar! Escolher, não... sou fadada aos dedos podres. hehehe
Beso

Madame disse...

Nao vale a pena pegar qq bagulho pelo caminho, tem que selecionar mesmo, so nao sei se como arroz é a melhor opcao rsrsrs.

bjussss

haphisa disse...

ai ai, acabei de descobrir, eu também seleciono que nem arroz rsrs

Tania T. disse...

Profundo!

Gostei disso.. gostei daki!!! xD

Bjãoo

Sonica disse...

Adorei seu blog! Que bom q vc me achou...
Vou voltar sempre, e espero por vc lá no meu candongo!
Bjs

Gisa Dias* disse...

Naturalmente sem querer, ou por querer, a gente faz essa seleção...
o ser humano é assim!

bjokas*

Bela disse...

Hahahaha... Adorei a frase e confesso que nunca tinha analisado dessa forma... Gostei muito do post!
Você disse: "geralmente pessoas me trazem algo de positivo", fiquei pensando sobre isso também... Vestem uma carcaça... Não entendo o porquê disso... Interesses egoístas de cada um, para cada momento, um interesse, logo, uma atitude. Sempre assim?
Será essa a essência de cada um de nós??
Ah, não é a minha, não... Não quero isso pra minha vida.
Você me fez pensar...rsrs. O pior é que não vou parar tão cedo!

Bjo.

pequena disse...

Ai amiga, seus posts são tudo, amo de verdade! esse então, vem a calhar demais pq cada dia essa raça de gente falsa se dissemina mais rápido rs

Pois é flor, to indo pra brasília e o namo vai ficar em Teresina por enquanto, vamos viver de telefone, pc e ponte aérea e de olho nas promoções de passagens rsss

mas esse tempo vai ser bom sabe, relação tá caminhando pro desgaste e vai ser bom pra avaliar tudo com a distância necessária...

sabia que te adoro, acho vc tão verdadeira e sincera... rs bjim

KINHA disse...

Olá

Venha participar do SORTEIO das JOIAS.....estou esperando por vc aqui no bloguito...

Bjooooooooooooo.............

http://amigadamoda.blogspot.com

cronicasurbanas disse...

haha, adorei! :)
Quem se acha super resolvido, 100% cool, poderoso e absoluto provavelmente não entendeu alguma coisa no caminho...
bjk e ótimo findi!
Mônica
@madamemon

Madame disse...

Seguinte: vc escolhe um olhar feminino em que se identifique e usa como avatar para nao se expor.
Vc escolhe um dia da semana e fala sobre qq assunto relacionado a amor, sexo, paixao, vc escolhe.
Muitas vezes as pessoas mandam por email alguma questao pra gte responder,ai fica mais bacana o negocio.

Veja o dia que vc quer postar e me avise ok?

bjussss

.lívia. disse...

ei flor, vim retribuir sua visita ao meu blog e tbm adorei por aqui XD a gente (tds, o ser humano)tem msm o péssimo costume d julgar pelas aparências sem dar tempo d conhecer o outro mais a fundo... tbm parei pra pensar nisso esses dias...
te espero sempre lá no tofu , ótimo final de semana ;***

Bah disse...

Sei exatamente como é esse pecado capital porque é o meu também, em segundo vem a gula... mas isso fica pra um próximo comentário rs...

Adorei seu sítio. Adicionei pra te seguir.

Kisu!

Grazielle Brito disse...

Ninguém esta 100% resolvido quanto a nada, por isso existem os medos e anseios...
e as pessoas costumam fazer muitos julgamentos pela aparencia...

adorei seu post!
Te sigo...
Segue eu?

Desabafando disse...

Bom, eu tb nao tenho a vida quase nada resolvida..rsrs..sempre tenho coisas para fazer, mudar, corrigir, melhorar, aprender. Nao existe isso de gente 100% feliz e resolvido.

Gabriela Castro disse...

Eu acho que também seleciono, até mesmo porque não vou dividir meus segredos, minhas alegrias, minhas tristezas, meu tempo com qualquer um.

Sobre o botão do facebook, eu achei uma função em um site em html, mas demorei muito pra conseguir fazer funcionar. Nem sei te explicar como arrumei, só sei que uma hora ele apareceu lá! rs Sorry!
beijos

Garota Misteriosa disse...

As pessoas no 1° momento sempre são interessantes, o nosso grande problema não é nem escolher as certas ou as erradas (e não falo no quesito namoro) mas confiar ou esperar algo delas, e no fim, nos decepcionarmos, pois elas não eram aquilo que imaginávamos. Por isso, um amigo, ou um conhecido, nunca saberemos exatamente quem são... Então melhor não depositar nada neles...Pois nós mesmos às vezes, ficamos em dúvida sobre quem somos.

Bjus, e venha me visitar, post novinho, com direito a vídeo.

Dama de Cinzas disse...

Eu canso de dizer isso no meu blog, que não somos melhores nem piores que ninguém. Que todos tem a força dentro de si para mudar o que está ruim na sua vida.

Obrigada pela visita!

Beijocas

Apenas um lugar para ser (Lis) disse...

Eu tb adoro leite com Nescau! =)

---

"Ninguém é bem resolvido na vida, muito menos no divã do analista." Gostei mto disso, quem tentamos ser?? Quem achamos que as pessoas lá fora são?? A grande maioria só sabe fingir mto bem. Uma vez eu disse ao meu noivo q me sinto como se estivesse tentando enganar o mundo de q sou uma Adulta, e ele disse p\ mim: Quer saber a verdade? É oq tds fazemos, enganamos mto bem q somos Adultos. Somos só pessoas tentando viver.

Eu me considero bem seletiva, sempre fui, as pessoas olham torto p\ isso, mas acho q só somos mais sinceras q a maioria. Qdo gostamos, gostamos. Qdo nao gostamos, não fingimos gostar.

É isso.. Obg pela sua visita e comentário. Q bom q se identificou, tb nao me considero assim tao bem resolvida.. haha.. Vai ver foi isso! ;) Bjs!

Luciana Klopper disse...

Se a gente não seleciona, a gente se estrepa, com o tempo a gente aprende!

Coração Peludo disse...

Quer saber? Antes eu selecionava que nem feijão.Sim, porque o feijão tem toda aquela sujeirada no meio e fica fácil retirar. Com o tempo, aprendi a selecionar que nem arroz! Hoje em dia sou capaz de "retirar" da bacia até o que não pode ser visto a olho nú. "Mastiguei" muita tranqueira junto com o feijão, sabe Rê? Essa tranqueira que "se acha". E o pior é que tinha que engolir! Agora: arroz, frutas, pessoas... tudo selecionado! E blog também! É por isso que leio o seu! :) Adorei o post! Como sempre mandando super bem!

Carlos disse...

Olá adorei seu blog, as postagens são ótimas bem informativas. Vou seguir seu blog , sou designer de jóias me faça um visitinha também, irei adorar!
Um grande abraço: http://evolutionjoias.blogspot.com
Carlos J Oliver
Designer de Jóias

Yumi disse...

^^

Como sempre seus textos dizem tudo com muita objetividade e sinceridade! Estamos de rodeados de pessoas mascaradas não é mesmo? O bom é quando você descobre logo antes que tenha se envolvido ou até mesmo sido cativada. Aí vc quebra a cara e jura que nunca mais vai confiar e ngm. Mas o pior é que vc continua confiando, pelo menos no meu caso. Bjos linda, tava com saudades de passar aqui!

x))