terça-feira, 17 de maio de 2011

Das nostalgias que sinto

É um "estar" desconfortante. Estar nostálgica quase que me leva a depressão, mas eu tenho uma cabeça tão boa, que no auge da nostalgia eu dou risada e agradeço por aquilo que vivi. No fim, não é uma nostalgia non grata, mas muito grata.... porque são por pequenas e importantes lembranças nostálgicas que minha personalidade e meus sentimentos hoje tem respaldo, consigo mensurá-los e por vezes consigo desmembrá-los e dar alguma outra forma, algum outro sentido para o momento em que estou vivendo.

Desde quando eu comecei a escrever os meus diários na adolescência, eu sentia nostalgia e consequentemente confundia com saudade. Me intrigava o fato de que apesar de eu sentir saudade quando lembrava das minhas férias de verão na minha vó no Uruguay, ao voltar nas próximas férias, aquele sentimento inominado que eu sentia antes, não se acabava. Saudade é diferente... é sentir saudade de fulano/fulana e ao ver esse fulano, ela cessa. A nostalgia não.... tu vê fulana ou fulano e mesmo assim, ainda existe um sentimento avassalador por aqueles tempos vividos que não cessa e nunca cessará.

Não é querer voltar ao passado e nem voltar a viver aquela situação ou aquela época... não, não é isso. É algo superior. É algo que transcende qualquer explicação. Não é querer largar o presente e voltar ao passado. Não é nada disso. Nostalgia nao é troca de tempo. Mas também nao é um sentimento prazeroso, por vezes ele dói e raramente acalenta.

Ainda tô tentando manter um relacionamento estável e pacífico com a nostalgia. As vezes é dificil. Ainda mais quando ela me relembra momentos e situações com aqueles que por um motivo ou outro do destino, não fazem mais parte do meu convivio diário.



12 comentários:

Luciana Klopper disse...

To assim tb!!

MeL disse...

Eu vivo ficando nostalgica, parece q vivo do passado!

Tati disse...

Saudade é osso...hahahaha
BJsss
Tati

Eraldo Paulino disse...

Estranho mesmo é quando a gente saudade do que nunca viveu.

Bjs!

Dea disse...

Eu sou muuuito nostálgica Re rs
bjokas
Dea

Afrodite disse...

Eu confesso:
sou nostálgica e gosto!
rs..rs...rs...
Beijo!

Gaúcho disse...

Tenho nostalgia das coisas que ainda não vivi. O resto, as que vivi, guardo dentro de uma caixa de sapatos, cuidadosamente lacrada e depositada no armário das coisas esquecidas.

Abraços do Gaúcho.

Desabafando disse...

eu entendo isso...tenho nostalgia de tanta coisa...acho que nasci ja com nostalgia..rsrrs

Bah disse...

Lidar com a nostalgia pra mim é muito difícil. Eu sou muito apegada ao passado e sei que eu tenho que lidar isso de forma construtiva, mas qdo a nostalgia chega, eu acabo virando destrutiva rs...

Kisu!

Liana disse...

Somos duas q estão assim então...

mas bola pra frente

pequena disse...

Flor céu, me sinto exatamente como vc e muitas vezes a nostalgia é tanta que me entristeço. Tava com saudade de vc e acredito em transmissão de pensamento pq ontem estava visitando os blogs amigos depois de passar um tempo sem internet e pensei em vc.

bjo e ótima sexta feira pra vc flor!
xerim

Gorete Sousa disse...

Amei seu blog!!!
Super diferente...
espero sua visitinha
xx

www.ilovenystyle.blogspot.com