segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

"Top Ten" e o Meu Tempo

Já falei aqui da minha estima-quase tara, pelo melhor professor que tive na faculdade. Hoje, ele tem um blog (aqui), e o contéudo do post, me contagiou. Apesar de eu nunca ter divagado a respeito, o bem mais precioso que eu "tenho-preciso", é realmente, o  tempo.

Eu tinha uns 7, 8 anos quando a minha vizinha, ao me ver retrucar com a minha mãe no pátio de casa dizendo que não ia ter tempo de fazer o tema de casa porque eu queria ver desenho na TV, apareceu com a cabeça no muro, e me disse: "o tempo é inerente ao ser humano, mas o que tu faz com ele, vale pra vida toda, por isso estuda". Mas né... o que uma criança de 7, 8 anos vai entender, de fato, que o tempo é inerente ao ser humano....
Uns 9 anos depois, eu estava sentadinha no banco da Igreja, ouvindo o que o Pastor dizia, apavorada com o vestibular que se aproximava, e lá pelas tantas ele disse: "porque o tempo de Deus, pra cada pessoa... etc etc".
Ao devorar o livro "O Mundo de Sofia", comecei a me interessar por filosofia, Grécia e deuses e tudo o mais... e então me interessei por Chronos e Kairos. O primeiro, a persononificação do tempo cronológico, e o segundo, a experiência do tempo em si- inclusive considerando o "tempo de Deus".

Eu sempre acho que o tempo está contra mim, e eu fico ali, suplicando por mais horas, minutos e segundos. Eu gostaria de fazer tanta coisa, que 24h as vezes, não significa nada. É uma "nostalgia" do que eu não vivi, do que eu não fiz e do que eu não vi. Mas que poderia ter vivido, feito, e ter visto, se o tempo cronológico, não fosse de somente 24h.

Alguns falam "só se for com emoção"... mas de nada vale essa frase, visto que ausente o principal: a intensidade

A minha relação com o tempo é conturbada, mas é investida de uma intensidade fora do normal enquanto vivida, e acho que daí, deriva a minha nostalgia.

TOP TEN: (só vai entender, quem ler este post)

- Ter casado como manda o figurino, a tradição e mimimi- pra quem nunca tinha pensado em casar de noiva, é um grande feito.
-  Ter ido pro Natal Luz, em um clima totalmente familiar. Só as mulheres da familia, e conversando como velhas amigas.
- Um findi fora do normal, doce e maravilhoso, na Ecco Village no Morro da Silveira/SC.
- Ter traçado um objetivo, e enfiar a cara nos estudos. E no final, perceber que "não ter disciplina", "nao consigo ter foco", é mera desculpa da minha parte com origem no cumulo da preguiça.
- Meus compadres na Tailandia, me mandarem a foto de uma telha do "Templo do Buda Deitado", e nela estar escrito o meu nome com muitos pedidos abençoados. A telha vai ficar lá com o meu nome, até o telhado do Templo ser trocado novamente... daqui uns 200, 300 anos...
- Ter feito a mudança, em janeiro de 2012. O ano promete, com casa nova!
- Final de semana em Curitiba, só com duas grandes amigas da minha vida. Chegar as 6h da manhã com os pés doendo, e muita história pra contar.
- Ter conhecido a Bahia, terra de todos os santos, e uma praia paradisíaca em companhia  de pessoas maravilhosas.-
- Ter feito amizades novas, e ter ampliado a minha percepção sobre o ser humano.
- Findis e feriados no Farol de Santa Marta/RS, Guarda do Embaú/SC, completamente maravilhosos do inicio ao fim.

E vcs, qual o seu Top Ten?

 

7 comentários:

Dea disse...

Adorei seu top ten
Eu tb nunca tinha pensando em casar de noiva!
Eu teria que pensar um pouco mais pra fazer o meu rs
beijos

Christian V. Louis disse...

Muito legal o seu Top Ten, o do nome no telhado foi o que mais chamou-me a atenção.
Realmente, por vezes, sinto o tempo como um inimigo para mim. Tenho tantos projetos, tantas coisas a fazer e acabo sendo vencido pela procrastinação. E o tempo... Ele segue seu curso enquanto isso.

Francisco S. Benfica disse...

.. E pensar que um dia ela foi minha orientanda.. agora preciso de orientações para ter um blog tão bonito assim.. parabéns.. e fico feliz por ter te estimulado a fazer um "top ten".. ficou top.. como você..

vidacuriosa disse...

A propósito do tempo, lembrei-me de um post que coloquei no Vidacuriosa em que inclui uma poesia antiga de Laurindo Rabelo. O link é http://migre.me/7R6GG

Madame disse...

Urru, esse negocio da telha achei incrivel...magico.
O meu top ten, resumido em um, foi uma vez que fui acampar em Paranapiacaba, um percurso de 9 horas a pé. Chegando la nao tinha nada alem de um barracao com agua fria, mas teve sua magia.

Beijus

Gisley Scott disse...

Menina vc tá que tá! Vivendo, experimentando e escrevendo :)!

parabéns!

bjs

Bah disse...

Realizações e feitos são coisas que nos motivam a continuar. Adoro metas, objetivos e cumpri-los..

Kisu!